CAGEBÊ DÁ NOTA 'ZERO E MEIO' PARA O SISTEMA

O lendário grupo paulistano CAGÊBE, que já entoou hinos do Rap nacional como 'Manhã seguinte' e 'Combustível pra viver', acaba de lançar mais um clássico chamado 'Nota zero e meio', que fará parte do seu novo disco que tem previsão de lançamento ainda para 2017.




No filme, o grupo mostra a ação da juventude frente aos problemas da educação pública. No ano de 2016 os estudantes ocuparam mais de 1000 escolas públicas em todo o país, reivindicando uma educação de qualidade, e o cancelamento da 'reorganização escolar' que tinha como principal objetivo o fechamento de inúmeras escolas. Algumas cenas do clipe foram gravadas na escola, e outras são captações de secundaristas que foram para as ruas protestar. O vídeo é uma critica ao atual sistema de ensino brasileiro que muitas vezes robotiza os jovens, e não criam situações de protagonismo. É uma chamada para a luta que educadores, pais e alunos devem travar cotidianamente para se conquistar uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.


O grupo formado por Cezar Sotaque e Shirley Casa Verde tem um histórico ligado à educação. Ambos são professores e trabalham em escolas públicas. Cezar já foi convidado do programa O Rap Em Debate, na ocasião o rapper falou sobre a educação brasileira e o projeto Escola sem partido.

O clipe foi lançado no dia 8 de março para coincidir com o Dia Internacional da Mulher, e o grupo publicou um texto para homenagear esse dia.

Primeiro as Damas
Como não falar das flores? Sim, são perfumadas e exalam delicadeza desde sua aterrissagem neste planeta. Se os homens são de Marte, Elas não são apenas de Vênus. Elas vieram de outra galáxia para ensinar quanto somos dependentes delas. As Mulheres.
É preciso reverenciar essas criaturas. A cada ano, e sempre no mês de março, lembramos delas como heroínas. É justo! Mas não é o suficiente.
Nesse dia 8 de março, data tão significativa, precisamos parar e refletir sobre como é difícil ser mulher. Será que o ser masculino agüentaria ser uma mulher se tivesse essa oportunidade? Nunca saberemos. Mas afinal, o que estamos aprendendo com elas? Se buscarmos na historia dos povos nesse mundão de deus, descobriremos coisas sobre elas que muitos se espantarão. Mulheres prometidas ainda na infância e sem poder se negar atendendo tradições, muitas vezes religiosas e fundamentalistas; homens que acreditam ter posse da figura feminina exigindo obediência numa servidão moderna. Em pleno século XXI ainda podemos presenciar histórias dessa natureza. Mas Elas, ainda continuam lutando e mostrando como a fragilidade física supera a ignorância machista. Nossas mães deram uma lição de vida, nos criaram e disseram: “lute como uma mulher”.
Em homenagem a elas (mulheres) e aproveitando esse dia mundial de luta fizemos o vídeo da música Nota Zero e Meio. Música esta que retrata a luta e a resistência de seus/suas jovens filh@s, que bravamente enfrentaram, ocupando as escolas de São Paulo e posteriormente do Brasil, a vontade do governo de fechar salas de aula e escolas publicas sem consultar os próprios alunos.
Somos o CAGEBÊ, grupo de rap latino/paulistano que surge nas encostas da zona norte em meados de 2000 com a proposta de provocar a discussão através da arte/rap.
Oficialmente apresentamos para o publico, Nota Zero e Meio.
Por CAGEBÊ

O Rap m Debate


Parceiros